Hedge cambial: o que é e como proteger uma remessa internacional?

262 Views

Quem faz movimentações financeiras com frequência sabe que corre riscos, afinal, o dinheiro é sempre muito visado, mas há formas eficazes de proteção como o Hedge cambial.

O processo é simples, basta o interessado estudar um pouquinho sobre o assunto que terá a proteção de suas transações garantida. É muito importante que a pessoa tenha essa consciência de proteção e segurança.

Então vamos lá, prepare-se para conhecer o que é, como funciona e como implementar o hedge cambial para proteger suas remessas internacionais. Acompanhe!

O que é hedge cambial?

Todo mundo sabe que a moeda sofre variações diariamente. Ou pode se desvalorizar ou valorizar. E é aí que está a chave do raciocínio. Se você realiza uma transação internacional, normalmente considera o valor do dólar como base.

A moeda sofre variações e flutua várias vezes e, dependendo da transação pode gerar ganhos ou perdas. Neste último caso o hedge (proteção em português) funciona como uma margem de segurança para a pessoa não ter prejuízos, entende?

Especificamente o hedge cambial protege as flutuações de câmbio por meio de ações bancárias coordenadas no sentido de aproveitar uma alta ou uma baixa de moeda e assegurar a eficácia da transação.

Quais os principais tipos?

Podemos apontar pelo menos três tipos comuns de hedge cambial. O SWAP Cambial permite que a empresa conquiste o direito de comprar dólares usando a taxa atual no prazo de vencimento acordado no contrato.

Já nos contratos de câmbio é possível comprar de forma antecipada o direito de adquirir lotes de dólares na taxa acordada. Com isso, o usuário garante a transação mesmo em alguns meses à frente.

Outra possibilidade é a empresa utilizar o próprio fluxo de caixa internacional como mecanismo para fazer hedge cambial. Basta manter uma conta no exterior em dólar para as transações.

Quais os principais usos?

Há duas aplicações possíveis de hedge cambial que são muito relevantes para quem necessita realizar transações internacionais. São elas:

● PF x PF – possível, mas poucas pessoas sabem – pode ser usado para programar um curso no exterior, por exemplo.
● PJ x PJ – mais utilizado e com grande apelo para as empresas poderem planejar melhor o seu fluxo de caixa e preço final dos produtos no Brasil.

O que significa hedge cambial em importações e exportações?

Aplicar hedge cambial em transações é fundamental para quem trabalha com importações e exportações. Enquanto a alta do dólar pode ser
prejudicial para uma importação, por exemplo, para a exportação pode ser lucrativa.

Seguindo esse raciocínio, logicamente que o hedge cambial assume um valor altamente estratégico, já que protege as transações dessas variações, garantindo um bom fluxo de caixa e as margens de lucro.

Agora você já sabe que não vale a pena correr riscos desnecessários em remessas internacionais. Neste post, você descobriu como o hedge cambial pode ajudar nisso e conheceu a ferramenta com mais detalhes.

Apesar de ser uma ferramenta valiosíssima, o hedge cambial não é muito divulgado. Aproveite o momento e compartilhe com amigos em suas redes sociais para que eles também saibam como proteger suas transações!

Leave a comment

Há mais de 10 anos garantindo as melhores taxas na compra e venda das principais moedas estrangeiras.

CDC SERVICOS E CONSULTORIA LTDA
CNPJ: 15.481.014/0001-41

Limeira – SP


Pátio Limeira Shopping
Rua Carlos Gomes, n° 1321 – Lj. 310
Centro – CEP 13.480-013
Fone: (19) 2660-2933

Sorocaba – SP


Pátio Cianê Shopping
Av. Dr. Afonso Vergueiro, 823 – Loja 206-02
Centro, CEP 18035-370
Fone: (15) 3042-1111

Santos – SP


Ed. Office Center
Praça Antonio Teles, 12 sala 17
Centro – CEP 11013-020
Fones: (13) 3224-1662
(13) 3224-1466